#Em “Notas sobre a desconstrução do  Popular ” o teórico cultural Stuart Hall  simplifica e afirma que a cultura popular consiste em todas essas coisas que o povo faz ou fez.#



Como já definiu o professor e escritor Jack Siqueira a “encomendação das almas” já foi tradição, como ainda o é em muitas regiões do interior de Minas Gerais.Segundo o mesmo,  durante a Quaresma, à meia noite de cada dia, alguns homens , cobertos de branco até a cabeça se reuniam na porta da Igreja e de lá saíam em direção ao cemitério rezando e entoando cânticos religiosos ao som da matraca...
Aqui em Três Corações, deparei-me  a encomendação das almas, ou melhor, mais conhecida por estes cantos como Procissão das Almas,  anos atrás. Havia ouvido falar e finalmente tive a oportunidade de participar através de referências e conhecidos.A procissão pede, se possível, uma vestimenta branca, os rezadores vão na frente com uma cruz e ao som cansado da matraca.A mulher principal usa também um véu branco na face. Os outros acompanhantes vão atrás. Saem três vezes por semana, e cada dia percorrem um bairro. Reza a tradição que não se deve olhar para trás, correndo o risco de deparar com as almas encomendadas no cemitério  na quarta-feira de cinzas e somente entregues na sexta-feira da paixão após dias de cânticos e orações em suas intenções. Ainda segundo a tradição os números de casas participantes por bairros devem ser ímpares. Algumas casas oferecem o cafezinho após a reza, já deixam a mesa posta, afinal, dizem os conhecedores do assunto , não devem sair de casa sem devida permissão dos oradores. É assim que participei da solenidade . Solenidade em oração, cantos lamuriosos e respeito aos antepassados e linda como manifestação  da cultura popular.
Mas vamos sair da introdução... Como Minas é encantada por causos, não poderia deixar de relatar aqui dois fatos que presenciei e que aconteceram na citada procissão: Primeiro -quarta-feira de cinzas, segundo ano que participei da procissão. Fui com os rezadores “encomendar” as almas no portão do Cemitério municipal. Vestida a caráter, com uma peça branca,acompanhei o evento pelas ruas do Bairro Boa Ventura. Tudo ocorreu bem na primeira casa, a oração com os tristes cantos foram proclamados e partimos para a segunda casa. Tudo ia bem, eu com meu olhar observador acompanhando a tudo e participando das ave-marias e pai-nossos, quando de repente vi um movimento estranho. Uma senhora sentada, e com a aparência estranha-outrora estava participando da reza de bom grado, e agora ali, sentada- . Pensei que estava passando mal. Mas nada, uma entidade havia tomado o corpo da pobre senhora, e com uma voz de além, clamava por luz.Fiquei assustada, afinal nunca havia visto tal manifestação, Entre rezas e com o crucifixo em punho e  os rezadores rezando e pedindo a penosa alma que subisse, o corpo havia finalmente retornado à dona.
Segundo: Bairro Triângulo, a procissão havia orado em minha casa, obviamente do lado de fora. Servimos o tradicional cafezinho aos participantes, tudo ocorreu bem e a procissão seguiu para a terceira casa após o agradecimento pelo cafezinho e quitutes. Todos  novamente com as vestimentas adequadas.Paramos em frente a fatal casa. A matraca dá o alarme, os rezadores seguem com os cânticos para introduzir as orações. Quando uma senhora grita do lado de dentro, assustada e chorosa. Explico aqui a situação...Quem havia recomendado a procissão fora uma senhora que morava ao fundo da casa da referente assustada. A porta principal da casa do fundo dava para o lado de fora, mas antes tínhamos que atravessar um corredor. Acontece que paramos em frente à porta da casa principal, pensando que a procissão seria ali,afinal ambas mulheres eram parentes ; mas a senhora da casa do fundo esqueceu de comunicar à mulher da frente, e paramos na porta errada, resultando no rolo todo, que depois foi esclarecido não antes de trêmulos  goles de água  para acalmar a assustada senhora . Confusão essa que me rendeu a crônica e no final das contas, um causo que participei.
Gostaria muito de contar mais causos sobre o ato solene em lembrança às almas, eu ia até acompanhar na atual  Quaresma pelo menos um dia, em memória e por gostar da cultura  popular,mas infelizmente fiquei sabendo que a procissão encerrou-se este ano, por falta de membros.
imagem: google