Foi com uma emoção indescritível que presenciei a III Semana Literária da E.E. Jorge Avellar Neto, que ocorreu nos dias 23 e 24 de Outubro. Emoção pelos belos trabalhos apresentados pelos seus alunos, como peças teatrais, exposição de desenhos, declamação de poemas, tudo feito com capricho e organização.
A Semana Literária fez referências a vários autores infantis, como Monteiro Lobato, Sílvia Orthof, Ziraldo entre outros. Cada turma pesquisou sobre um ator desde o início do ano, estudando e discorrendo sobre sua obra. Falar da escola citada é muito gratificante, pois cursei meu primário lá, e agora, minha sobrinha está fazendo o mesmo processo, e com sucesso. Fiz parte da primeira turma, desde a fundação da escola, em 1985.
Recordo da primeira diretora, senhora Eloísa, com seu jeitinho carismático. Tantas professoras marcantes que tive ali, “tia” Ângela, no pré, “ Dona” Marilene, que depois tornou-se diretora e, já não pertence mais a este plano, tendo cumprido com dignidade sua missão.Depois, “ tia Teresinha Megale”, tia “ Sandrinha” eximias transmissoras do saber...

Tantas recordações boas, a escola cercada de verde; um fato engraçado é que ali perto, não sei se ainda hoje, mas antes, aconteciam muitos redemoinhos de vento, e nós, crianças, ficávamos, eufóricas, pensando que era um saci. Inocente imaginação de antanho. Nossa hortinha, tão produtiva, que os próprios alunos cuidavam. O grande pátio, palco de brincadeiras, onde era celebrado o ritual do recreio. O suave cheiro reminiscente da hora da merenda...
Tudo continua lá, em seu doce cantinho.
Hoje, a escola conta com um projeto integral, oferecendo reforço escolar, oficinas de pintura, aula de crochê, bordado etc., deixando tranquilas as mães que confiam seus filhos à equipe escolar. A diretora, senhora Lucidalva Pinheiro, sempre à frente, reverteu a situação da escola,que por um período, por problema de ordem maior, teve quase suas portas fechada, O Brasil precisa de gente que faz!
Retorno a Semana Literária, que teve a presença dos pais na platéia e outros convidados, todos muito bem recebidos pela escola. Os homenageados foram o jornalista Luiz Antônio Maia, editor do Jornal Três, e a professora e contadora de histórias Sueli Lindalva Vilhena, da cidade de Cambuquira, que tive o privilégio de ter como minha mestra no curso de Letras, e ainda, neste evento, estar ao seu lado, inesperadamente, trocando algumas palavras ao público, foi um momento único de emoção redobrada.
Parabéns a todos profissionais da querida escola Jorge Avellar Neto, incansáveis lutadores, que levam a educação adiante. Parabéns, diretora Lucidalva, por mais este mérito, e sobretudo , por mostrar aos alunos o grande valor da Literatura e suas diversificações.