Devo confessar que há muito já era apaixonada pelas músicas de Marcus Viana, sua voz e instrumentos, arranjo perfeito da sua boa música. Música espiritual, instrumental, rock sinfônico, new age? Prefiro não definir seu estilo, só sei que sua música acalenta. Desde quando ouvi o “Sagrado Coração da Terra” me apaixonei, e posteriormente, me rendi ao seu som  com a letra de música Pátria Minas.  Impossível não ouvi-la e senti-la penetrando no coração dos que têm um mínimo se sensibilidade. Pátria Minas Imaculada! O fato é que sua música vem sendo tema de várias novelas, conquistando não só o Brasil, como o mundo inteiro.Só  sei a música de Marcus Viana me transporta para uma outra realidade, é surreal aos meus ouvidos.
Depois veio Paula Fernandes. Conheci sua música por acaso, na abertura de uma novela.Ouvi e parei e amei. O sucesso veio vindo com outras músicas, sempre  falando de amor, de natureza e  raízes do interior ; conquistando até críticos mais severos. Quanto vozerio em tamanha delicadeza. Chegou devagar, tocou com o grande músico citado Marcus Viana até ser convidada para cantar com o rei  Roberto Carlos. Não preciso dizer mais nada.
Me pergunto  por que resolvi falar destes dois artistas. O fato é que acabei de ouvir Seio de Minas ,  “... esse estado um diamante...”da elogiada cantora, e me transportei à Pátria Minas de Marcus Viana,e resolvi escrever esta singela crônica. O que tem esses dois cantores em comum,o sucesso conquistado...o jeito meio retraído ,  a multidão de fãs,? Pasmem... Modéstia à parte, nem preciso responder, são mineiros! Fecho o texto fazendo referência à outra crônica que li, do exímio escritor Zuenir Ventura. Em elogio aos mineiros, ele diz que Minas tem que se mostrar, que aqui existem vários artistas de primeira, ainda desconhecidos. O referido cronista diz que Minas não se mostra. Tímida Minas Gerais . Faz ainda um apelo aos artistas mineiros para mostrarem a cara. Concordo com o exímio cronista e ainda acrescento: Minas não se mostra, mas ela é encontrada.  E quando descoberta, no seu modo modo calado, no seu jeitinho , contagia!