Dia 14 de Março.Dia do nascimento do poeta dos escravos, Castro Alves,e por conseguinte  é o dia Nacional  da Poesia, mas afinal, o que é a poesia?Há diferença entre o poema e a poesia .Poesia corresponde ao instante em que se encontra o autor, o transe poético,  e a poesia é o resultado deste instante.. Poema, métrica, rima, antes o que dava perfeição aos poemas era a forma. Depois versos livres, versos brancos, pois  afinal além da forma é preciso sobretudo ter alma para a verdadeira poesia...

Com respeito em especial ao parnasianos ,não que eu seja contra a forma, mas antes da forma, a sensibilidade.... Versos decassílabos, sonetos, haicais... Várias manifestações poéticas além da sutil prosa poética.Poderia falar aqui sobre a história do poema,explanar o tema, mas não.A existência do poema em si basta.
Fazer poema dói, é preciso ter cuidado, é preciso que o leitor absorva o sentimento do autor, por isso é difícil. Difícil e complicado, porém  hoje qualquer um afinal, se diz poeta...
O verdadeiro poema é sentido, não lido.Gostaria deste instante de fazer um poema mísero que fosse para louvar o dia,  mas infelizmente a epifânia poética  não se encontra comigo neste instante. Aliás, hoje estou realmente sem inspiração, escrevendo essas ínfimas linhas. Não vejo outra saída, a não ser fechar o texto  com os versos do poeta, que melhor  define a hora instante.
Homenagem ao ato da poesia, e também aos efêmeros momentos de expiração, que acometem os poetas e a todos os escritores, afinal escrever é humano. Versos mais lindos sobre o instante da criação( ou a falta dele), do poeta itabirano Drummond.

Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.


Parabéns aos poetas e também aos que fazem da vida a eterna poesia!


imagens:google