Hoje estava ajudando minha sobrinha Sofia a arrumar seu material para início das aulas amanhã. Já vai para a 5ª série do Ensino Fundamental...É, os anos passam, ainda a vejo bebê com sua face rosadinha no hospital quando nasceu.Entre seus brinquedos e cadernos, vamos nós arrumando seus materiais.

Brinquedos. Sofia está com 10 anos, é uma criança que ama brincar, conserva um lado espirituoso nato. Hoje acordou tarde, depois foi ao colégio ver sua matrícula, chegou brincou com seu inseparável cãozinho Toquinho, foi andar de bicicleta, pulou, dançou entre outras coisas. Talvez sabendo que daqui pra frente irá adquirir mais responsabilidade. Responsabilidade com o aumentar das disciplinas, responsabilidade de conciliar horário, responsabilidade de que está crescendo. As bonecas estarão ali em seu canto, tomara que sim, tenha um tempinho para elas.

Responsabilidade de crescer. Começa aos poucos a sair de seu casulo tão bem protegido, penso. Daqui a pouco entrará na adolescência. Período de transição, muito bem advertida em versículos bíblicos, muito bem explicado de forma implícita na área literária no conto Chapeuzinho Vermelho. Pela estrada afora, segue agora para visitar a vovozinha. Seu caminho deve ser sozinho, dela, contando com ajuda de pessoas queridas. Se o caminho é repleto de lobos, lobos que a vida oferece através de várias faces, vale a pena entrar, o caminho é cheio de armadilhas, mas o bosque também é belo, com o verde da esperança e com a transparência das cascatas. Usando as ferramentas da verdade, da fé e do amor, não se desvinculará do caminho e não se distrairá com as flores, e sim, as plantará.

Retomo a escola. Sofia é uma menina estudiosa.Se existe a escola no seu sentido denotativo, a escola do saber, onde nas palavras honrosas do mestre Rubem Alves: não há coisa mais nobre que educar -,existe também a escola da vida. Se bem que ambas devem andar de mãos dadas. Sofia está trajando seu caminho. Sofia quer estudar, quer ser veterinária, tem um amor indizível por animais. Poderá mudar de idéia, ou não. Bagunceiramente saudável, é carinhosa com todos. Fala de namoradinhos, é uma menina romântica. Que conserve sempre a inocência em seu coração. Entusiasmada, galga pela vida com um destino a cumprir.Que Deus a abençoe!