Se vivo estivesse, Fernando Pessoa completaria hoje 123 anos, mas pasmén, ninguém vive até os 126 anos, e acho que chegar a tal proeza seria extremamente aborrecente ( ou não?)discussão está que realmente não me interessa.Bom, retomo Fernando António Nogueira Pessoa. Um grande poeta que buscou na metafísica a essência de sua criação.grande gênio capaz de criar vários heterônimos, devo confessar que o autor ainda é um enigma para mim, quanto mais leio sobre , mais fica uma sensação de querer saber mais ,aprofundar sobre seus heterônimos, a sede pela esfinge.

Poeta ímpar (hoje todos se dizem poetas...) deixou grande legado para os Modernistas e é um assunto polêmico até hoje, devido ao seu jeito introspectivo de ser, devido à riqueza de sua poética.

Em sua obra: Autopsicografia, Fernando traça bem o perfil não só seu, mas discutível em relação aos poetas.
O poeta é um fingidor

finge tão completamente

que chega a fingir que é dor

a dor que deveras sente

Quatro pequenos versos que transmitem a essência do artista. Versos que dariam verdadeiros compêndios sobre o que é a poesia, os sentimentos do poeta, questões que não me cabem aqui aprofundar.

Conforme o crítico Frederico Barbosa, Fernando Pessoa foi : “ o enigma em pessoa”. Qual seria o rela Fernando ou seus heterônimos... O que existe por trás do homem Fernando Pessoa, seus heterônimos, sua vida aparentemente pacata?... um mistério que a Literatura deve preservar.Talvez seja este o sentido de sua obra.