Começou ontem o delicioso outono. Hoje já está um dia meio friozinho, com alguns pingos de chuva. Nesta época do ano, antecedendo um ou dois dias ao Outono, ou mesmo no dia 21, ocorre o Equinócio, movimento em que o sol passa pelo equador, fazendo os dia com 12 horas de duração.Segundo os astrônomos, este ano o fenômeno ocorreu ontem, aproximadamente entre as 17 horas e 32 minutos.Porém, a data tradicional seria no dia 21 de março, o que acontecerá novamente só no ano de 2103.Mas Astronomia a parte, toquei no assunto do Equinócio porque me lembro que, quando jovem, adorava ler sobre misticismo,espiritualidade, estas coisas,lia muito Carlos Castañeda e outros, e sei que Equinócio é uma data importante para os grandes bruxos. Imaginava-os reunindo nas grandes serras de Minas Gerais: a formosa Serra da Mantiqueira, (a serra que chora, segundo uma lenda indígena, que vale a pena conferir), serra da Canastra e outros cantos propícios as artimanhas sortilégicas por aí, fazendo seus rituais... Lógico, enfeitando eu com uma boa dose de poesia e romantismo, aspirava sonhos de que seria uma bondosa bruxa, devaneios da juventude, apesar de eu ter uma aguçada intuição.




Mas volto ao Outono, época pra mim metafisicamente de recomeço, reflexão. Os ventos sopram pacíficos no raiar do dia, o céu vermelho ao entardecer inspira verdadeiros poemas. As folhas começam a amarelar; os ipês amarelos pertos de casa estão ainda mais adormecidos para acordar triunfais na Primavera. Como nesta época geralmente acontece a Semana Santa, se cria um clima ainda mais propício nas profissões da Semana, havendo o contraste da tristeza com o manto estrelado acompanhado pela radiante lua.
Outono, aconchego. Dá aquela vontade danada de ficar em casa, curtir um romance, preparar o estoque de chocolate quente, se recolher nos livros, adormecer com o tênue vento acariciando o rosto.
Se na Primavera/Verão as pessoas se tornam mais sensuais, no Outono elas se tornam pessoas mais reluzentes, como uma flor a desabrochar. Que no outono , assim como as folhas amarelas caem, e depois nascem, revigorantes,possa nosso coração se esvaziar, tornando-nos pessoas melhores.