Em meu livro Riquezas do Interior começo falando das Pastorinhas,manifestação da tradição popular de herança Portuguesa, que veio para nosso Brasil no século XVI. Antigamente eram coordenadas pelas igrejas católicas espalhadas nas cidades, hoje podem ser feitas pelos próprios bairros. São formados praticamente por crianças e alguns adolescentes. Saem em cortejo por volta do dia 25 de Dezembro e terminam sua jornada no dia 06 de Janeiro, assim como a Folia de Reis.Representam personagens dos presépios. A manifestação  é uma representação da  viagem dos Reis Magos até a gruta onde nasceu o Menino Jesus.
O fato é que as Pastorinhas visitaram o presépio aqui em casa ontem. Começam o canto com a saudação ao Menino Deus-Pastorinha do Deserto venha cá saudar Maria, que encheu o céu de glória e os corações de alegria... -Não tem como não se arrepiar. Recordações de Natais  passados( embora eu deteste esse plural)habitam minha mente: A novena de Natal celebrada no meu bairro, quando meu pai era coordenador do  setor católico, a mesa cheia de gente  aguardando o delicioso almoço feito por minha mãe,a chuvinha que caía todo ano sagradamente nessa data, os sapatinhos deixados para ganhar presentes do“Papai Noel” trazia para continuar com a magia do Natal. As enormes bolas coloridas da Árvore carinhosamente montada. Lembranças que fizeram parte do meu eterno e terno  Natal que cultivo em meu coração. Momentos de outros Natal que felizmente poderei participar, justificativa que daria aqui em outra crônica .
Dou um salto para o futuro e retomo as Pastorinhas. Minha sobrinha Sofia, lindinha com seus 4 anos vestida também de Pastorinha, dez anos se passaram, hoje ela se encontra com catorze...  O cortejo anda de porta em porta, algumas famílias pedem que entrem. Caso tenha o presépio, todos se ajoelham, as pastoras cantam, os versos em oração,batem seus simbólicos cajados, tudo é singelo dentro de uma riqueza indizível pra quem sabe o sentido da apresentação, lembrando que o Rei dos reis nasceu na simplicidade.Os versos em oração...
As pastorinhas sob a tênue chuva, sob o escaldante sol,com suas vestimentas tradicionais , guiadas pelos representantes de Jesus , Maria e José caminham pela cidade, levando  adiante sua doce missão ; aqui em casa saúdam o presépio, com música, a batida compassada dos  cajados,o canto harmonioso, a certeza de que a fé e encanto permanecerão através dessa belíssima tradição !

Só para fechar, os últimos versos do canto:

Adeusinho até a volta
Até o ano que vem
Vocês ficam aí com Deus
Ai Ai meu Deus
Nós vamos com Deus também!