Estou lendo um que trata cartas de Fernando Sabino e Clarice Lispector, intitulado Cartas perto do Coração. O livro trata de missivas entre os dois grandes escritores, onde trocavam idéias sobre a vida profissional e pessoal, em detalhes dignos de realmente serem publicados, tamanha riqueza e beleza.

Vale a pena ler, sobretudo para conhecer um pouquinho da vida desses grandes escritores. Deparamos com um lado bastante profundo no modo de pensar, como só Clarice sabia manifestar em sua plenitude. Ela, complexa como só, envolta em seus pensamentos, como relata em trecho a Fernando Sabino: Esperando também que você não ria das tolas e inúteis complicações de sua amiga. Por outro lado, Fernando Sabino, considerado como espirituoso, também fala de momentos de estranha solidão que acometia por vezes o autor.

Carta e Amizade. Palavras arcaicas no dia de hoje. Foi-se o tempo das longas missivas, trocadas atualmente por rápidas palavras no e-mail. Ah, é tão saboroso ler uma carta, carregar uma carta repleta de ternura. Em sua crônica: Elogio da Leveza, Affonso Romano de Sant´anna descreve como era adubada as raízes da amizade no tempo de outrora, onde existiam pessoas leves, o escritor fala, por exemplo,como era a cumplicidade de Vinicius de Moraes, e seu inseparável amigo, Antônio Maria, com passeios noturnos, , conversas em mesas de bares de onde depois saiam textos inéditos.Sem falar nos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, Otto Lara Rezende, o próprio Fernando Sabino, Hélio Pelegrino e Paulo Mendes Campos, fraternos amigos e escritores mineiros, que mesmo estando longe se falavam pelas correspondências, puxando uma certa angústia, nos dizeres do eterno menino Sabino.

Cultivar amizade na atualidade pode se restringir para alguns em ínfimos comentários após reuniões, em conversas econômicas após o jantar de um casal amigo. Já diria o principezinho: tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativastes. Cativar leva tempo. Pena o Pequeno Príncipe pertencer a outro planeta, deveria ter ficado mais tempo na Terra, ensinando com suas sábias palavras.

Mas, entre falta de tempo e tudo, sei que existe uma minoria que ainda prefere a troca de correspondências, o saber dedicar-se à amizade; os que preferem a qualidade à quantidade, tornando a vida rica e significativa.




Imagens:http://www.webartigos.com/articles/5483/1/Clarice-Lispector-
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.nosrevista.com.br
imgurl=http://culturadokerniano.files.wordpress.com/2010/06/a20img01.jpg&imgrefurl