Dizem que Agosto é o mês do “cachorro louco”. Sei de uma definição científica não muito esclarecedora sobre o fato, de que neste mês há uma maior quantidade de cadelas no cio, devido às mudanças climáticas, ocasionando muita promiscuidade entre a matilha, e maior contágio de raiva já que é neste período que contraem a doença. Verdade? Não sei, nunca preocupei em saber. O fato é que o mês, outrora denominado Sextil, foi renomeado Agosto, em homenagem ao digníssimo imperador César Augusto e causa medo em muita gente.



Mês do Desgosto - li que na Argentina, as pessoas mais antigas tem o hábito de não lavar os cabelos, acreditando que isso pode chamar a morte, que fúnebre!!! Sem falar que, na Polônia , os habitantes foram derrotados na Revolta de Varsóvia pelos russos neste mês, fato historicamente triste, quando as pessoas vão aprender a conviver sem guerras?Nossos descobridores portugueses, na época das grandes navegações, que podiam durar anos, as mulheres nunca ousavam se casar nestes tenebrosos dias de Agosto, já que os homens saiam para as expedições neste período e muitas corriam o risco de ficarem viúvas. Partindo para o surrealismo, as assombrações devem fazer a festa neste mês, afinal o vento é propício para bater portas e abrir porteiras, causando medo e aguçando a imaginação.



Sincronicamente, leio no jornal uma matéria de que é o mês de Desgosto também na Itália, devido ao “Ferragosto”, férias de agosto que fecham todas as lojas escritórios e casas do país, os turistas estrangeiros acabam se ausentando, o que causa crise no turismo,ô azar...



Entre superstições e coincidências, o fato é que amo o mês citado, vejo sempre o lado positivo: é comemorado o mês do fim da censura no Brasil, adeus ao deporto, um viva as pedras do caminho dos militares. Hoje, embora muitos repórteres ainda sejam perseguidos, por denunciarem atos ilícitos (lembremos o caso de Tim Lopes), devemos levar em conta que sim, valeu o canto “das Sabiás”, o recado foi bem dado.Nosso vernáculo cultural reconhecido.

Ah, o folclore, quem nunca se sentiu atraído, quando, ainda crianças, deparamos com a palavra do arqueólogo William John Thoms (folklore)? Ah, eu pelo menos me apaixonei pelo som e significado.Quem nunca se encantou com o Saci- Pererê, O negrinho sapeca, mas que também assusta as pessoas que prejudicam a floresta, lembro que meu Saci preferido era o do Sítio do Pica Pau Amarelo;sem falar do Curupira, com os pés voltados para trás, confundindo os caçadores, o Boto cor de Rosa, que se transforma num lindo homem, seres encantados que enfeitam nossa cultura.



Não posso deixar de falar sobre o Dia dos Pais . Tudo começou quando um ex-combatente de guerra, William Jackson Smart, perdeu sua esposa, tendo que criar seus seis filhos sozinhos. Mais tarde, sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo no ano de 1.909, a data escolhida foi 19 de Junho,nos Estados Unidos, aniversário de seu pai, mas depois sofreu variações pelo mundo.Registros apontam que um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão, na antiga Babilônia,desejando felicidades ao seu pai. No Brasil é comemorado no segundo domingo de Agosto. Aproveito para homenagear o meu , que foi um exemplo de dignidade.



Sei que a primavera só acontece em Setembro, mas não posso deixar de comtemplar os ipês amarelos na rua de cima de minha casa. Segundo o escritor, psicanalista e jardineiro Rubem Alves, o s ipês começam a florir no final de julho, sei que neste mês estão ainda lá, reluzentes. Sentir o ventinho do fim da tarde( o mesmo vento que muitos detestam, mas que pra mim, é como penetrar num poema) , vendo o sol tênue indo embora, é um verdadeiro estado de êxtase, sem exagero de palavras.

Sem falar que é aniversário das minhas irmãs gêmeas: Tida e Inês,de meu irmão Evandro, parabéns a eles.Mês de Agosto, adoro, sobretudo, também, porque no dia 31 de Agosto de 1.979, às 22h e 55 min, sob a constelação de Virgo, nascia esta quem vos escreve.Feliz Agosto pra todos