Numa noite de insônia:

São 03:25 da manhã. Estava deitada desde as 01:30, tentando me entregar à suavidade do sono. Não adianta!Sofro de insônia. A insônia pode ser uma boa amiga, não reclamo dela, mas não hoje. Hoje queria me entregar aos prazeres oníricos. Sabe aqueles dias (ou melhor, aquelas noites), onde o melhor é dormir? Pois é, estou me sentindo assim. Já mexi no computador, TV, e tomei um leitinho com açúcar, quem sabe se apelar para o chá de camomila, mas vi que hoje vai ser uma dura noite. Tenho um fiel companheiro, um rádio portátil(confesso que não gosto de foninhos enfiados no ouvido, daí minha preferência retrógrada) onde adoro ouvir noticiários,ou mesmo, qualquer estação que me distraia. Nem o rádio hoje está possibilitando a chegada do sono. Desligo, tento ouvir os barulhos noturnos, amo ouvir as estrelas, como já dizia Olavo Bilac, mas a noite hoje está silenciosa.
O jeito é me levantar, e estou aqui escrevendo na tentativa de dormir. Folheio um dicionário. Cada palavra linda e estranha: blandícia, quem diria que esta palavra significa afago? Outra, tamarutaca: nome comum aos crustáceos da ordem dos Estomatópodes. O que é estomatópode? Pergunta-me o que é estomatópode, ahhh, se não souber procure no dicionário. Só sei que estas duas últimas palavras estão ótimas para se fazer um bom compêndio na área de Biologia.
Estou impaciente, tenho inveja dos que se entregam rápido aos braços de Hipnos, deus do sono, pai de Morfeu. Quando uma pessoa diz cair nos braços de Morfeu, às vezes mal sabem que ele, Morfeu, é na realidade deus dos sonhos, e não do sono. Suave diferença. Confesso que eu também antes não sabia. Mas, repito, quero é me deleitar nos braços de Hipnos.
 Olho o significado da palavra insônia no meu dicionário: falta de sono, dificuldade de dormir, vigília. Ai, pra mim hoje está sendo uma verdadeira tortura, procuro o que fazer, e parece que já fiz tudo... Tiro os óculos, tenho astigmatismo, que segundo o dicionário é:perturbação visual por defeito de curvatura do cristalino.Que explicação mais coesa! Não me sinto com sintomas desta deficiência, mas se meu oftalmologista diz que eu tenho isso, quem sou eu pra contestar? Bom, segundo ele, quem sofre disso, um dos sintomas é que lendo sem os óculos, pode vir um soninho. Tento chamar o sono através dessa constatação de meu médico. Que nada! Fico mais acordada ainda. Lembro que uma vez num livro de Teoria Literária, estudando Freud (o que Freud tem a ver com Literatura? Tudo.) tinha uma parte falando sobre insônia, onde ele fazia uma relação entre a insônia e melancolia, esta última que afetava o superego e ai surgia a falta de sono, algo assim. Que falta do que pensar, consequências (saudades do trema) da bendita insônia.
Folheio um livro de crônicas, antes de terminar esta. Tomo água, dizem que existe a ressaca do sono, será?Apelar para contar carneiros; não, não vai adiantar, é perigoso eu espantar os carneiros e ainda ficar acordada.
Fiquei enrolando para fazer esta crônica, neste ínterim fiz ínfimas coisas, que pareciam longas demais, o tempo não passa... Olho para o relógio, são 04:45, o que me resta fazer além de dizer bom dia àqueles que estão já acordando? Bom dia!

 

Imagem:google