Uma das principas gripes que se teve notícia, a gripe aviária,foi supostamente identificada na Itália, por volta de 1.900. Ressurgiu potente por volta de 2003, fazendo muitas vítimas, causada pelo vírus H5N1 é hospedado pelas aves, mas pode infectar os mamíferos. Ô bichinho danadinho é o tal do vírus, que pode sofrer mutações e acordar do nada, matando multidões. Como um um minúsculo ponto no infinito ( corpo) pode destruir animais e mesmo um homem. Mistério! Vejamos o caso da gripe espanhola, que de 1918 a 1920 matou mais ou menos 48 milhões de pessoas.Depois a gripe asiática e a gripe de Hong kong, tantas epidemias, pandemias, doenças.



No ano passado surgiu a Nova Gripe. O vírus H1N1 fez estragos. A gripe suína. H1N1: letrinhas simples e fatais estas.Causou vários números de vítimas.
Este ano, foi iniciado uma vacinação nacional em massa contra a gripe homicida, que é considerada como a maior campanha de imunização no Brasil. Dividido por critérios e faixas etárias, as pessoas com mais risco de levar a epidemia adiante devem ser vacinadas, antes que chegue o próximo inverno.
Recordo-me de um livro romanceado sobre a história de São Lucas: “Médico de Homens e de Almas”, um bestseller de Taylor Caldewell, que levou 46 anos para ser escrito. O livro arranca lágrimas do início ao fim, uma narrativa bem elaborada, leitura agradável, bom também para aprofundar na cultura greco-romana e na religião cristã.O fato é que em um capítulo, o médico Lucas consegue combater a peste em um navio, usando um tipo de desinfetante da época, e sem saber , sua fé. O homem tinha fé no Deus Desconhecido, o Deus dos cristãos, chegando a contrariar sua cultura religiosa. Depois ficou brigado com o Senhor, e no final do livro,após conflitos interiores, fica novamente em paz com o seu Deus. Vale a pena conferir a história, um dos meus livros de cabeceira.
Penso, as doenças existem desde o começo dos tempos, e os homens sempre procuram combatê-las , ou quem sabe, traze-las para perto...Segundo especialistas , o avanço das tecnologias possibilitou viagens aéreas intercontinentais , o que poderia facilitar a transmissão do influenza H1N1. A viagem intercontinental é pouco pra o homem, ele sempre quer conquistar mais. Lembremos-nos da mítica Torre de Babel, os homens queriam chegar até aos céus, desafiando Deus, o que segundo a Biblía , deu origem na divisão das línguas.Será então, que as doenças descontroladas não são frutos de nossa ganância em transpor o desnecessário? Querem desvendar o Universo, sendo que na Terra já a tanto a se fazer. Clonam ovelhas, sem falar de outras tentativas macabras com pessoas, há médicos que prometem grandes milagres a uma exorbitante quantia. Cadáveres são congelados na esperança de uma futura vida, mera ilusão.Sou a favor da ciência sim, porém, sem extravagâncias. Gastam milhões em experiências infrutíferas e desnecessárias, sendo que este dinheiro poderia contribuir em algo que realmente desse certo e tivesse resultado. Procuremos curar as doenças, dentro do que deve ser pesquisado, e não intervir no que acarretará resultados às vezes ainda mais piores. Busquemos pelo essencial, não pelo prejudicial. É preparar para a gripe suína, e pronto. Tem certas coisas que não entendo.