"Segue o teu destino...


Rega as tuas plantas;


Ama as tuas rosas.


O resto é a sombra


de árvores alheias"

F.Pessoa







Um dos meus escritores preferidos, sem dúvidas, é o engmático Fernando Pessoa. Fernando Antônio Nogueira Pessoa. O que existia por trás dos óculos, do bigode aparado,seu terno alinhado , que pessoa era aquela? Dono de uma inteligência inigualável, criou mais de 73 heterônimos. Os três mais em evidência são Alberto Caieiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.


Alberto Caeiro, mestre de todos heterônimos.Estudos dizem ser mestre do próprio idioleto de Fernando Pessoa, criou o livro o Guardador de Rebanhos, um dos mais famosos. O que importa é o mundo não-ser; para ele, todas as substâncias que existem no mundo são originais, autênticas. Álvaro de Campos nasceu em 1890 em Tavira e é engenheiro, se define como um poeta sonambólico, conforme escreveu no poema Opiário. Ricardo Reis, médico que não exercia a profissão, estudou com afinco o Helenismo, com exímia formação clássica.Nasceu no dia 28 de Janeiro de 1914.Escreveu verdadeiras odes horacianas .


Pessoa. Várias pessoas.Muito se tem ainda discutido sobre este grande intelectual, a gênese dos seus heterônimos , que de certa forma traduzem na realidade questões existenciais, dentro de uma unidade pluriversal , questões que acometiam a inteligência do poeta. Sua representação às vezes irônica refletia seus anseios e visão do mundo.Dentro de um círculo de poucos amigos, Fernando Pessoa se destacou como poeta, deixando-nos seu irrefutável legado.Mistificado por um suposto fingimento, na realidade, exprimia sua visão do mundo , fingindo que é dor, a dor que deveras sentia.

Imagens: Google