"Segue o teu destino...
Rega as tuas plantas;
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
de árvores alheias"
F.Pessoa
Um dos meus escritores preferidos, sem dúvidas, é o engmático Fernando Pessoa. Fernando Antônio Nogueira Pessoa. O que existia por trás dos óculos, do bigode aparado,seu terno alinhado , que pessoa era aquela? Dono de uma inteligência inigualável, criou mais de 73 heterônimos. Os três mais em evidência são Alberto Caieiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
Alberto Caeiro, mestre de todos heterônimos.Estudos dizem ser mestre do próprio idioleto de Fernando Pessoa, criou o livro o Guardador de Rebanhos, um dos mais famosos. O que importa é o mundo não-ser; para ele, todas as substâncias que existem no mundo são originais, autênticas. Álvaro de Campos nasceu em 1890 em Tavira e é engenheiro, se define como um poeta sonambólico, conforme escreveu no poema Opiário. Ricardo Reis, médico que não exercia a profissão, estudou com afinco o Helenismo, com exímia formação clássica.Nasceu no dia 28 de Janeiro de 1914.Escreveu verdadeiras odes horacianas .
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWgT_Z_P3mvjnzWtORhCAMKnIqoMsXHVT5YNnIu7TEhJqcQZ3y7abpXKDE3utjv1U31pxDeRzg_OZKXlADO-ad0Z5Kz9j3D9tLWiamvvfOsLoi-I19QDKCtBhUC9xQpHWJuAO_4ElNZTc/s200/Fernando+Pessoa%255B1%255D.jpg)
Imagens: Google
3 comentários:
Maravilhoso este texto meu amor!
Elenise, uma coisa que observei em seus textos é a capacidade de síntese. Você consegue como poucos atingir o tema, não sendo repetitiva.Seu blog está entre um dos meus favoritos. Menina,o Brasil, o mundo precisa lhe conhecer.
Um abraço
Ricardo.
A maior alegria para um escritor é o incentivo das pessoas, obrigada pelos elogios, Ricardo.
Abraços literários.
Postar um comentário