Hoje dia 9 de Janeiro é comemorado o Dia do Fico.D. Pedro I , contrariando as ordens da corte de Lisboa, para retornar à Portugal, resolve ficar no Brasil.O objetivo da elite portuguesa era recolonizar o Brasil. Com o pedido de mais de 8 mil assinaturas, o regente “decidiu ficar”   com a famosa frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". Que bonzinho foi o príncipe com a nação brasileira que havia deixado finalmente anteriormente  de ser colônia se tornando um Reino Unido .O fato é que tal declaração de certa forma serviu de premissa para a sonhada Independência e outros movimentos políticos que ocorreram depois.
Analisemos o contexto político no desenvolver da História ...A Abolição da Escravatura em Maio do mesmo ano, fato que ficou só no papel e ainda hoje existe o flagelo do preconceito racial causando uma heterogenia social gritante.O movimento da Independência  apesar de nos ter “separado” de Portugal não nos tornou pessoas livres, afinal anos depois a Proclamação da República e ainda  vivemos em um pais onde muitos ainda vivem sobre o pesado cabresto político e com  grandes diferenças sociais.
 Escândalos políticos noticiam diariamente os jornais. Pessoas passam fome enquanto políticos gozam do dinheiro público em hotéis luxuosos rindo da impunidade mantida. É o Brasil onde D. Pedro I “preferiu ficar”.Deveria ter ficado ou não?
Contudo, com todo problema política, tenho orgulho de ser brasileira. E sim, ainda tenho esperança no Brasil.Brasil maravilhoso, de natureza exuberante,repleto de artistas , de cultura ímpar (embora nem todos tenham acesso), de pequenos heróis solidários que fazem toda a diferença. Mesmo sob o pedido de 8 mil assinaturas para ficar, por um ângulo, D. Pedro I fez a escolha certa.
Imagem:google