Minha sobrinha Sofia veio me pedir ajuda para um trabalho de escola. Está estudando os Mitos e era para criar um nome de um super-herói e fazer uma história atual. Discutimos vários nomes, alguns engraçados demais , outros fora da atual conjuntura,que levamos a um verdadeiro plebiscito familiar, e ficamos ali no presente momento sem chegar a nome algum. Como  o prazo dado ao trabalho foi de uma semana antes, ainda teríamos tempo de pensar. Depois chegamos a dois nomes : Supertecnológico,  devido ao homem se tornar dependente das tecnologias, viver em função do computador, imaginei, mas tentaria  explanar o tema pra ela de forma positiva, embora minha visão fosse negativa.Um homem bonzinho que vivia trabalhando em seu escritório abarrotado de papéis , ligado ao computador, e depois em sua identidade secreta ajudasse as pessoas  , mais ou menos por aí.O outro seria o Superecológico, homem que protegesse a natureza quando estivesse em perigo e que alertasse a população sobre a preservação do meio  ambiente.Devo confessar que não foi fácil escolher um  nome,às vezes as coisas mais simples são as mais complicadas.
Abro um parêntese. Quando comecei a estudar os Contos de Fadas , foi falado sobre os mitos. Não me cabe aqui falar sobre o processo  mito-herói símbolo/relação com os contos, já que pretendo fazer uma crônica e não um artigo.A crônica deve ser informal como já diria  o mestre Zuenir Ventura.O artigo fica para outro dia, talvez.
Podemos considerar um herói, seja o Hércules da Mitologia grega, seja o super-homem de hoje, com atributos de força extraordinária, com seus defeitos e qualidades, onde prevalece sempre o ato de nobríssimo  caráter. Herói, na luta contra o mal, ou consigo mesmo, quando  descobre sua verdadeira origem( podem observar que a maioria dos heróis  são órfãos ou abandonados).
Volto para o assunto em si: o nome e o texto a ser feito. Repito:como  é difícil escolher o nome de um herói hoje em dia, em meio a vilões da política, em meio à violência caótica, mas lembremos dos poucos e verdadeiros heróis que nos cercam e nos dão a verdadeira base da dignidade, os pais, os professores, os amigos...
Heróis, ficção, estereótipo de coragem, proteção. Deixei Sofia escolher entre os dois, depois ajudei discutindo fatos com ela para sua narrativa.  Ficou um texto rico dentro de suas palavras de 6ª série. O tema escolhido por ela foi o Superecológico. No fundo eu sabia, é uma menina que ama a natureza, a começar por seu cãozinho Toquinho. Momento epifânico de nós duas na construção do texto da vida com o cálamo da felicidade.

imagem:google