Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial.F. Sabino

Estive relendo pra variar,  o livro: A vitória da Infância, de Fernando Sabino. Todos que me leem sabem que tenho o eterno menino das crônicas também como referência entre tantos outros.Devo me confessar feliz , já que a crônica vem cada vez mais conquistando seu espaço, em contrapartida aos leitores ingênuos que não sabem a riqueza de uma verdadeira crônica... Mas falemos um pouquinho do meu ídolo, já que me sinto inspirada.

Fernando Sabino nos mostra que a crônica não é tão despretensiosa como aparenta. Embora não se prenda a temas, a crônica para ele não aceita toda e qualquer matéria, escolhendo um fato, então. Fato que pode ser o disperso conteúdo humano,ensinando, comovendo e deleitando os leitores. Através de seus textos, suaves e extremamente ricos, solidários, o autor descobre a beleza do outro, numa expansão metafísica onde não cabe o egocentrismo. Recriando o que vê seja numa mesa de bar,seja dando carona a uma menina raquítica em sua época, Fernando Sabino nos transporta a pessoas atuais, semelhantes a tantas outras que já vimos, analisando-os de forma leve, sua marca principal, sem deixar de lado uma visão crítica da sociedade.

Outro traço que carrega consigo é sobre a infância, que coloca em suas crônicas recheadas de brincadeiras mineiras, o sumido jogo de bolinhas de gude, o bodoque (triunfo ritualístico de todos os meninos da época).

Tecer fatos, forma do cronista se comunicar. Fernando Sabino afirmava ser um prosador do cotidiano, esperando a boa acolhida dos leitores no constante encontro diário que teve com os acontecimentos, através do lirismo reflexivo do fino humor, ou da crítica da sociedade, usando a crônica como seu instrumento, sendo um dos melhores cronistas do Pós-Modernismo.

O escritor buscou de certa forma entender que o cotidiano se torna mais suave de ser vivido quando a convivência nos leva a olhar para fora de nós mesmos, vendo a beleza do outro , a beleza dos detalhes que sua sensibilidade sabia tão bem captar.Teve um verdadeiro encontro marcado com a vida.

imagem: google