Conforme os historiadores, a tradição das Pastorinhas vem do século XVI, e é uma herança portuguesa introduzida inicialmente pelos colonizadores do Nordeste brasileiro. Podem ser consideradas como expressões teatrais, relacionadas às mensagens bíblicas que falam sobre o nascimento de Jesus. Eram coordenadas pelas igrejas católicas, e ainda hoje se mantém em algumas cidades, principalmente do interior. Com toda sua alegria, podem se destacar nas pastorinhas grupos existentes na época de Jesus, como as ciganas, os camponeses, os estrangeiros. Histórias bíblicas com inserção do popular. Hoje, as Pastorinhas são mantidas por comunidades e bairros, com apoio da Igreja Católica.



Vamos pastorinhas, vamos

Por este caminho além

Visitar menino Deus

Que nasceu lá em Belém.

O grupo das pastorinhas chegam em meu bairro, alegres e cantantes.A coordenadora os  colocam em fila, Vão seguindo de casa em casa,levando  Maria e José, o menino Jesus em seus braços, entoando cânticos populares da própria Pastorinha e cantos católicos.As meninas estão todas com vestidos vermelhos, três meninos vestidos de Gaspar, Baltazar e Belchior( (ou Melchior); os outros componentes seguem atrás, tocando os instrumentos indispensáveis para apresentação, como cavaquinho, bumbo entre outros.

Já falei anteriormente sobre o canto das pastorinhas, belo e mágico, em meu livro Riquezas do Interior, porém, para defini-lo, só escutando; assim como os cânticos da Folia de Reis. A tradição presente no sangue deste Brasil imenso.

Batendo de porta em porta, algumas famílias  pedem que cantem ; outros recebem somente a imagem do menino Deus.Quando na casa se encontra um presépio,todos entram e se ajoelham diante dele,depois ficam ajoelhados  somente os personagens de Jesus e Maria, enquanto as pastoras cantam,   batendo seus pauzinhos(simbolizando os cajados, na maioria são feitos de cabo de vassouras, enfeitados- tudo é singelo, relembrando que o rei dos reis nasceu numa humilde choupana) em compasso, e falando seus versos em adoração. O cortejo anda o dia inteiro, parando para alimentaçãona casa de  famílias que se oferecem previamente , continuando assim sua jornada. Se despedem com o verso do cântico:




Adeuzinho até a volta


Até o ano que vem


Vocês ficam aí com Deus


Ai, ai meu Deus

    Nós vamos com Deus também.

As pastorinhas encerram hoje, dia 6 de Janeiro sua caminhada, assim como os três reis magos.Até a volta Pastorinhas, levando nossa cultura popular e a fé dos grandes corações.