A origem do nome da cidade de Cambuquira é tido por alguns pesquisadores devido ao fato de antigamente haver muita aboboreira na cidade, sendo que os escravos vendiam os brotos na cidade de Campanha (dos brotos da aboboreira, chamados  de cambuquira,  surgem deliciosos guisados, prática da culinária mineira). Porém, a versão mais aceita é de que “Cambuquira” era o apelido de um senhor de escravos; relatos dizem que foi também este senhor que descobriu as águas minerais, que hoje fazem parte do Circuito das Águas .Por sinal, é possível encontrar o nome Cambuquira nos arquivos da igreja de Campanha. Sendo assim, o pequeno arraial das águas santas foi erigido em Distrito da Campanha pela Lei n° 1.884.

A água mineral gasosa da cidade, que já foi classificada em segundo lugar dentre todas as marcas, ainda atrai turistas, que vem em busca das “águas santas”. O parque convida a todos para uma suave tarde primaveril, com as fontes das águas oferecendo seus benéficos naturais a nativos e turistas.A cidade com suas igrejas , arquétipos típicos do interior, ora se torna também cenário de imaginação para os famosos “causos”.

Todos os relatos acimas e ainda mais detalhes, podem ser encontrados no excelente livro: Casos, Causos  & Acasos de Cambuquira, da professora Sueli Lindalva Fonseca de Vilhena, exímia professora de Literatura Portuguesa, com detalhes ricos da história local, misturado aos casos, lendas e tradições, dignas das cidadezinhas do interior. O lançamento aconteceu na noite de 14 de Novembro, no Espaço Cultural Sinhá Prado, na noite do último domingo. A querida mestre Sueli, com sua fidedigna simpatia junto à sua família, recebeu os convidados com um aconchegante coquetel, embalado por uma boa prosa mineira.

Parabéns, professora Sueli, por mais este sucesso, relatando histórias de um lugar que faz do imenso coração chamado Minas Gerais.


Trajetória de Sueli: Formada em Letras, fez pós-Graduação em Literatura na PUC de Belo Horizonte e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.Professora de Língua e Literatura. Ministra Cursos de Capacitação em váris cidades.Atualmente é professora de Língua Portuguesa e literatura Brasileira, no Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado.Ocupa a cadeira n° 2 cujo patrono é Affonso Romano de Sant`Aana, na Academia Granberyense de Letras, Artes e Ciências de Juiz de Fora; além disso tive  aoportunidade de tê-la como professora no Curso de letras da Unincor.
Autora de vários livros infantis: Maruca Maluca, Enquanto o Sono não vem entre outros como Passageiros da Vida(Poesia).


Novamente, Parabéns!Mestre é aquele que fica na memória e no coração.