A primeira notícia que se tem de Três Corações datam de 1.760, qundo o alferes Tomé Martins , um grande fazendeiro à margem do rio, fez uma capela em homenagem a Jesus, Maria e José.Mas vou citar o que sei de Jacira, Jussara e Moema, as três irmãs deixadas pelos boiadeiros.
Dizem que três boiadeiros do torrão de Goiás, na época ainda de muito ouro nas margens de seus rios, e rico também em criação de gado, vinham pra estes lados em comitiva.Eram muito amigos e de grande confiança do patrão, e lideravam o pessoal. Pernoitavam por essa terrinha das Gerais sob à luz das estrelas,contando suas façanhas que consideravam homéricas.

Tinha aqui, alguns poucos casebres, e num desses casebres morava um senhor, muito velhinho, de cor parda.Possivelmente de origem indígena, já que os índios cataguases foram os primeiros a pisar por estes cantinhos.Possuia três filhas belíssimas: Jacira, Jussara e Moema.Pois os três boiadeiros se apaixonaram ( ou enganaram?) as pobres moçoilas, não obtiveram porém o apoio do pai, um já desconfiado mineiro,que se definhou em tristeza, já imaginando o desfecho da fato. Mas estavam cegas de amor!
Os boiadeiros , galantes, traziam graciosos presentes de suas viagens, inebriando o coração das apaixonadas irmãs.
Numa dessas passagens, um dos três , que cito aqui pelo nome de Juca ( nome fictício)com a consciência pesada e este sim, parecendo muito envolvido, resolve contar para Jussara, sua amada, que o trio é casado, e que nunca mais voltarão  a por os pés nestes lados.Jussara  o viu contar a conversa deplorável às outras irmãs, mas já é tarde, os boiadeiros partiram, deixando-as inconsoladas  como Moema ( nome também da nossa irmã desta história) , acabou sorvida pela água, em amor ao Caramuru; como Manuela chorou por Garibaldi.
Ao pai,restou o consolo de entregá-las às missões, consagrando, assim, seus corações desalentos, à Jesus , Maria e José.
Uma das vertentes da história   de Três Corações do Rio Verde,(que resolvi romancear) hoje, só Três Corações! Parabéns pelos seus 126 anos, neste 23 de Setembro,princesa do sul das Gerais.