Confesso que de vez em quando gosto de assistir novelas, novelas das 8 horas, como se diz, ou melhor, das 9 horas da noite, já que nunca começa no horário certo.Desde , porém, que tenha uma boa trama. Uma personagem que vem chamando a atenção do público é Stela, papel de Maitê Proença na novela Passione. Com um marido ambicioso e rude, a moça distrai sua frustração com rapazes mais novos, pensando assim preencher sua lacuna amorosa...Mera ilusão!

Traição, tema atemporal... estes dias li uma reportagem sobre o famoso Grupo de Blomsburry, círculo tido como polêmico ainda na atualidade. O título não poderia ser melhor: “Cultos , Liberados, infelizes”( folha de São Paulo) . A matéria fala sobre a divulgação de páginas de correspondências e álbuns de fotos pertencentes a duas mulheres integrantes do grupo,uma delas, Francês Partridge ,a que mais teve vida longa, chegando aos 103 anos.O grupo formado por intelectuais talentosos ,incluindo Virginia Woolf, O poeta T.S. Elliot, o crítico de arte Clive Bell, Dora Carrington(pintora), Litton Strachey, também escritor entre outros possuía alguns membros tidos como libertnos, “que viviam em quadrados, mas amavam em triângulos”. Subversiva as história de alguns, que casados,amavam outros. Cito um trecho para definir melhor como eram suas relações: “ Ao mesmo tempo em que tinha um caso com um dos amigos de Ralph, Carrington estava perdidamente apaixonada por Strachey. Mas este que era gay, amava Ralph Partridge”, que confusão! A própria Virginia Woolf, se sentia atraída por mulheres, sendo casada com Leonard Woolf. Com uma rica obra modernista, acometida por séries crises nervosas constantemente, sua vida terminou em tragédia.
Traição, sinônimo de infidelidade. Várias são as histórias que envolvem o tema. O pobre Dom Casmurro com certeza teve noites insones sobre a suposta traição da mulher, e o pior, com seu próprio amigo, dor ainda mais lancinante. Certamente tornou o coitado ainda mais taciturno. Ema Bovary, personagem de Flaubert,vivendo uma relação por assim dizer,infeliz, aspirava por uma outra vida, mais emotiva, assim como os romances que lia. Traia o marido em busca da felicidade, e teve também um final dramático.

Indago que fatores levam uma pessoa ao ato da traição.Afinal, se cansou do ente outrora amado, porque não se separar? O diálogo antes de tudo pode resolver uma situação, mas escasso os meios de reconciliação não tendo como levar adiante mesmo, o mais certo é se separararem , mesmo que causando dores em um dos cônjuge,impedindo assim de viverem uma vida malograda.Existem aqueles sim, que em pleno século XXI ainda não se separam por conveniência.

Existe ainda uma traição pior do que a física, a traição por pensamento, onde um do casal se apaixona platonicamente por outrem, e acaba ferindo seu par,transferindo  as mazelas pelo amor não correspondido. O cúmulo da falta de respeito.

Hoje, com tantas redes sociais, não é preciso ir longe para arrumar alguém. Do outro lado da tela sempre há alguém disposto a curar as feridas, ou melhor, a ilusão de que a ferida será curada, ledo engano. Afinal, trair é tão mais fácil, combina com a modernidade. Dedicar a um parceiro já é tão difícil, o que dirá dois, três...

Não sei qual será o final da personagem Stela, tomara que fique com um bonitão que seja apaixonado por ela. Na realidade, sabemos que nem sempre é assim. Existem tantos caminhos ...Mas nada que se compare à brisa suave de um porto seguro.

* imagem coração :simonibarbosa.wordpress.com/.../coracao-partido/