A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, trazida para o Brasil no início da formação de nossa identidade cultural. Reconhecida dentro do catolicismo, as folias são grupos de pessoas que peregrinam de casa em casa, revivendo a visita dos três Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, ao menino Jesus, que levaram ouro, incenso e mirra, representado realeza, divindade e humanidade. A saída da Folia de Reis é no dia 24 de Dezembro, e a chegada no dia 06 de Janeiro.




A Folia é composta pelos marungos, tocadores e um “mestre”. A Bandeira dos Santos Reis é o principal símbolo religioso. Os cantos são tristes, causando um acerta nostalgia e esperança (eu particularmente amo, alguns membros de minha família foram e são foliões, o canto toca profundamente a alma). Cada região adaptou a folia ao seu modo, mas a essência é a mesma, a visitação dos Reis Magos e a saudação ao menino Deus, através da fé, dos cânticos religiosos, que ganhou ao longo do tempo contornos de origens africanas tornando-se ainda mais belo.





No final de cada apresentação, o Reisado agradece as doações, que não são obrigatórias, podendo ser a doação somente uma moedinha, e as pessoas simples são as que mais recebem as folias. Algumas às vezes teem o mínimo em casa, mas tem ainda a fé presente em seus corações. O que importa é que as casas recebam o os Três Reis em adoração, tornando os lares abençoados. Depois disso, se despendem com os marungos pulando pelas ruas afora.




É dia 06 de Janeiro, há muitos foliões na cidade, nos bairros mais periféricos. Tardezinha, os fogos anunciam a chegada dos Reis Magos. Depois da celebração final, da reza do terço, os marungos tiram as máscaras, as máscaras confeccionadas com peles de animais, tecidos, papelão e outros materiais. Simbolicamente são os soldados do rei Herodes, que não queria que o Messias vivesse, mandando-os assim atrás do menino; há varias versões, esta é a mais usada por aqui. Lembro-me de um versinho que recitam :
Herodes naquele tempo
Com medo de Messias
Mandou matar as crianças
Que lá mesmo estabelecia




A festa tem bastante comida e vinho. Todos são convidados, aliás, a comida é deliciosa, por mais simples que seja, tem um gostinho especial, é diferente, provavelmente abençoada. Uma festa religiosa linda, presente pelo Brasil afora e nos cantos e encantos de Minas.