O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Nele, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
Porém, somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, no Ginásio Caetano , o Ginásio conhecido como “Caetaninho”. O período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Alguns poucos professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar o cansaço, e também de análise de projetos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização.Junto com outros professores, a idéia se espalhou por todo Brasil.

Hoje é nosso dia, embora atualmente eu não esteja lecionando, minha alma é voltada para a Literatura. Literatura. Feito este implantado por grandes mestres que tive. No primário recordo da minha primeira professora “tia Ângela” com sua doçura nos ensinou primeiras regras de noções, através dos famosos “trabalhinhos”. Ah, “dona” Marilene Vilela, que saudades, uma baixinha professora, brava e brincalhona ao mesmo tempo, já não se encontra mais entre nós, cumpriu sua fiel missão. Foram tantos professores, e na minha suave área, recordo da professora Sueli Lindalva, que ensinava Literatura através de sarau, professor Lindinalvo, com seu sotaque pernambucano, falava baixinho, com grande educação, aposentou-se e mesmo assim, se dedicava às Letras, oferecendo curso gratuito para os interessados, professor de alma, que já não pertence mais também a este plano. Grande mestra Geysa Silva, que no primeiro dia causou furor em sala de aula, disfarce puro, uma exímia mestra que consegue extrair o melhor de seus alunos, não me esqueço o dia que tirei um nove ao invés de 10, só porque mudei o pobre Alienista de cidade. Boas recordações.

Temos de convir, que pra ser educador hoje não é nada fácil, ainda mais se tratando de adolescentes, existem casos e casos, existem escolas onde o professor além de ensinar, tem que educar, educar no também no sentido pejorativo da palavra, já que alguns pais não dão sabem dar limites a seus filhos. Infelizmente, uma má transferência de valores. É notório que isto acontece também em escolas particulares, paradigma preconceituoso que antes pertencia somente às escolas públicas e municipais. Tenho orgulho de dizer que só estudei em escolas públicas, e hoje estou aqui e me considero uma cidadã honesta. Outro fator relevante que paralisa esta árdua profissão é o salário, coitado dos professores que param somente na Licenciatura, o negócio é estudar mais e mais, pra não ficar a deriva de um mísero salário. Mas também ser professor tem suas vantagens, ensinar aqueles que realmente querem aprender, saber que você fez a diferença na vida de um aluno, com seu jeito peculiar marcante. Todo aluno, deve no seu recôndito, recordar de um professor. Parabéns a todos estes incansáveis mestres, que sobretudo, tem o amor incluído no seu currículo.

“Meu desejo, educador, educadora, é que seu ofício não seja comemorado apenas uma vez por ano, mas que, você possa reconstruir sua missão diariamente, alimentando a sua alma e a de todos que estão à sua volta.”
Rubem Alves