Gostaria de inaugurar este blog falando de minha amada cidade Três Corações, que hoje completa 125 anos. O nome é uma homenagem a Sagrada Família ,bom, são os relatos religiosos da história, sendo a primeira notícia que se tem de Três Corações, que datam de 1.760, quando o alferes Tomé Martins , um grande fazendeiro à margem do rio, fez uma capela em homenagem a Jesus, Maria e José. Ahhh, as três curvas do Rio Verde, daí também o nome, segundo os sonhadores....Consta também a lendária história dos boiadeiros goianos, que deixaram três morenas a chorar,Jacira, Jussara e Moema, versão esta acrescentada no hino da cidade pelo tricordiano Darcy Brasil, exímio escritor que deixou seu nome em nossa Biblioteca Municipal.

Três Corações teve outros filhos ilustres, como o também escritor Godofredo Rangel, que em seu livro “Vidas Ociosas” tece uma narrativa impar onde a amizade e vaidade se confrontam num final surpreendente. O livro foi editado pela antiga Companhia Editora Nacional, na Coleção “Os grandes Livros Brasileiros”, um orgulho para nós. Mas, deixando de puxar sarda pela área cultural, que amo, temos no esporte o grande nome mundial: Rei Pelé.

Remeto-me agora aos tempos áureos da Rede Mineira de Viação; a estação de trem, de onde, infelizmente, só me restam histórias e saudades de um tempo nunca vivido, mas sentido por mim. Nossa antiga Estação Ferroviária foi inaugurada pelo imperador D. Pedro II, em 1.884, quantas histórias!Histórias que podem ser revividas no acervo de nossa acolhedora e bem estruturada Casa da Cultura Godofredo Rangel, uma justa homenagem.

Cito a famosa Feira de Gado, que trazia fazendeiros do Brasil inteiro. A ponte que outrora os conduzia, hoje chora por seus fantasmas. Existe cidade em que o portão do cemitério é considerado ponto turístico? Três Corações é assim...coisas do interior.

A cidade hoje...A pecuária ainda é uma grande fonte de renda , embora extinta a saudosa Feira de Gado. Outra economia forte é o café, vale conferir com nosso gordo leite. O Distrito Industrial gera grande parte dos empregos, o comércio é ativo. Somos cercados por pelas serras, temos a praça central, onde tudo acontece. As pessoas continuam com seus “causos”. A matriz Sagrada Família está ali, nos abençoando. Uma típica e crescente cidade recanto mineiro.

É assim um pouquinho de minha terra, tanto a se falar, mas findo por aqui, com enorme emoção pelos seus 125 anos.
ass. Elenise Evaristo